Vem aí o I Encontro Nacional da Pedagogia Griô em formato de Educação a Distância, que em tempos de reinvenção, inaugura um espaço para a vivência, diálogo afetivo e partilha de praticas pedagógicas enraizadas na ancestralidade. Será uma grande celebração da colheita de educadoras/es de todo o Brasil comprometidos com o fortalecimento da identidade do povo brasileiro e com a reinvenção de tendências pedagógicas.

A pedagogia Griô propõe a integração entre a tradição oral e educação formal, colocando a identidade, a ancestralidade e a vida no centro da roda, além da cultura como estruturante para a educação. Reconhece o lugar social, político e econômico de mestras(es) griôs na educação, promove o encontro entre a comunidade e a escola, as idades, gêneros e raízes étnico-raciais. Foi criada em 2001, por Lillian Pacheco e Marcio Caires, a partir do trabalho do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô (Lençóis – BA).

Diante do desafio da Educação no contexto da pandemia, a Escola de Formação vem se dedicando a integrar o ambiente virtual como mais um espaço de encantamento, vivência, diálogo e produção partilhada do conhecimento. Mas como tornar essas ferramentas de fato um espaço de fortalecimento da identidade e ancestralidade? Como recriar vivências e encontros em roda, na sala de aula, no fundo do quintal, nas praças, becos e terreiros em um ambiente virtual que dialogue com conteúdos curriculares? Os cursos EAD da Pedagogia Griô vem trilhando esse caminho com o foco no protagonismo de griôs aprendizes, de educadoras(es) griôs e o reconhecimento politico e social de mestras(es) de tradição oral brasileira.

O encontro acontecerá de 18 a 24 de janeiro de 2021 e contará com práticas de aulas vivenciais griôs, aulas espetáculos, jogo de trilha griô, além de lançar livros, cursos e certificar educadoras/es griôs e conhecer a rede de contadoras de histórias e autoras/es de monografias, teses de mestrado e doutorado de todo o Brasil que tem a Pedagogia Griô como referência. Todas as práticas e conteúdos que serão partilhadas estão a serviço do direito à vida, integrados a luta feminista interseccional e anti-racista, a economia solidária e sustentável.

Educadoras(es), lideranças e agentes culturais, agentes culturais, artistas populares, mestras(es) griôs, estudantes e profissionais de pedagogia e ciências humanas em geral, coordenadoras(es) de projetos, pesquisadoras(es) podem se inscrever como público participante e também apresentar trabalhos e propor atividades dentro do encontro. Os investimentos para participar são de R$ 100 para apresentação de trabalhos e de R$ 200 para o público em geral.

📆De 18 a 24 de janeiro de 2020

📲Nos ambientes virtuais via aplicativo ZOOM e transmissão on line via Facebook e Instagram

Para realizar sua inscrição no I Encontro Nacional de Pedagogia Griô (EAD) acesse o link: https://forms.gle/ZXNEAFo4fmjp6wdP6

Mais informações:
Público participante: encontropedagogiagrio@gmail.com
Apresentação de trabalhos: pedagogiagrio.trabalhos@gmail.com

Entre em contato direto via Whatsapp:
(71) 9379-4629 (Priscila Martins)
 (75) 9895-8265 (Tainã Pacheco)

Página do evento:
https://fb.me/e/3LIThSMJ3

#pedagogiagrio
#enpedagogiagrioead
#educacao
#ancestralidade
#antiracista
#direitoavida